Plantas alimentícias não convencionais como estratégia de ensino de biologia na educação básica

Autores

  • Renan Luiz Albuquerque Vieira Centro Universitário Maria Milza - UNIMAM
  • Catiane Santana Sales Ribeiro Centro Universitário Maria Milza - UNIMAM
  • Silvana Jesus dos Santos Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo Jonival Lucas
  • Thamires Soares Ricardo Jesus Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo Jonival Lucas
  • Débora Gomes Gonçalves Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo Jonival Lucas
  • Thais Marques de Oliveira Centro Universitário Maria Milza - UNIMAM
  • Silvia Regina Neves Coaxi Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo Jonival Lucas
  • Vanessa de Oliveira Almeida Centro Universitário Maria Milza - UNIMAM

DOI:

https://doi.org/10.22479/texturav19n1p95_119

Palavras-chave:

Espécies negligenciadas e subutilizadas, Ensino de Botânica, Educação Ambiental.

Resumo

As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) são espécies muitas vezes desvalorizadas na alimentação, mas que possuem alto valor nutricional e podem contribuir para a segurança alimentar e a sustentabilidade. Muitas espécies nativas permanecem subutilizadas devido à falta de conhecimento e preconceitos culturais. Este artigo apresenta uma estratégia pedagógica para o ensino de Biologia, investigando a diversidade e o potencial das PANCs, com ênfase em seus benefícios nutricionais, farmacológicos e ambientais. O estudo foi realizado no CETEP Jonival Lucas, em Sapeaçu-BA, envolvendo estudantes do PROEJA (Técnico em Logística). A metodologia adotada foi quali-quantitativa, estruturada em etapas: coleta de PANCs pelos alunos, identificação das espécies, palestra e roda de conversa sobre as propriedades nutricionais e farmacológicas das plantas e exposição destas na feira de Ciências da escola. Os dados foram analisados estatisticamente e por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), permitindo compreender a percepção dos participantes sobre as PANCs. Os resultados demonstraram que a utilização das PANCs no ensino de Biologia promoveu um aprendizado mais significativo, conectando os alunos com a biodiversidade local e incentivando práticas alimentares sustentáveis. A exposição dos resultados na feira de Ciências possibilitou a socialização do conhecimento adquirido, incluindo a degustação de produtos feitos a partir dessas plantas. Por fim, conclui-se que a abordagem didática baseada nas PANCs fortalece a integração entre teoria e prática, promovendo reflexões sobre segurança alimentar, sustentabilidade e saberes tradicionais. Dessa forma, reafirma-se a importância da Educação Ambiental e da valorização da biodiversidade na Educação Básica.

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Publicado

2025-10-22

Como Citar

Luiz Albuquerque Vieira, R., Santana Sales Ribeiro, C., Jesus dos Santos, S., Soares Ricardo Jesus, T., Gomes Gonçalves, D., Marques de Oliveira, T., … de Oliveira Almeida, V. (2025). Plantas alimentícias não convencionais como estratégia de ensino de biologia na educação básica. Textura, 19(1), 95–119. https://doi.org/10.22479/texturav19n1p95_119

Edição

Secção

Ciências da Saúde e Biomédica