As concepções docentes sobre o papel da literatura infantil nas turmas do 1º e 2º anos do ensino fundamental em uma escola municipal de Castro Alves-BA
Resumen
O aprendizado da leitura é fundamental para a criança, pois desenvolverá nela os processos cognitivos essenciais para a sua integração e vivência na sociedade, enquanto ser racional, social, cultural e político. Assim sendo, verifica-se a relevância de o professor estar atualizado e ter uma base teórica sólida, bem como oportunidades para que possa executar ações diferenciadas diante às práticas pedagógicas adotadas no processo de ensino-aprendizagem da leitura em sala de aula, uma vez que tais práticas refletirão no desenvolvimento critico-reflexivo do aluno. Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender as concepções docentes sobre o papel da Literatura Infantil para a formação leitora nas turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental em uma escola Municipal de Castro Alves-BA. Essa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e seu delineamento metodológico caracteriza-se por um estudo descritivo, tal qual se enquadra como pesquisa de campo que foi realizada em uma escola Municipal em Castro Alves-BA. Como instrumento para a coleta de dados, foi realizado a aplicação de questionário aos professores das respectivas turmas. Assim, o presente estudo foi desenvolvido para entender como o ensino da leitura, aliado às literaturas infantis, tem sido abordado em sala de aula.
Descargas
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.