As concepções docentes sobre o papel da literatura infantil nas turmas do 1º e 2º anos do ensino fundamental em uma escola municipal de Castro Alves-BA

  • Valéria Santana da Silva Centro Universitário Maria Milza - UNIMAM
  • Joana Gomes dos Santos Figuereido Centro Universitário Maria Milza - UNIMAM
Palavras-chave: Literatura Infantil, Formação leitora, Leitura, Concepções docentes

Resumo

O aprendizado da leitura é fundamental para a criança, pois desenvolverá nela os processos cognitivos essenciais para a sua integração e vivência na sociedade, enquanto ser racional, social, cultural e político. Assim sendo, verifica-se a relevância de o professor estar atualizado e ter uma base teórica sólida, bem como oportunidades para que possa executar ações diferenciadas diante às práticas pedagógicas adotadas no processo de ensino-aprendizagem da leitura em sala de aula, uma vez que tais práticas refletirão no desenvolvimento critico-reflexivo do aluno. Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender as concepções docentes sobre o papel da Literatura Infantil para a formação leitora nas turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental em uma escola Municipal de Castro Alves-BA. Essa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e seu delineamento metodológico caracteriza-se por um estudo descritivo, tal qual se enquadra como pesquisa de campo que foi realizada em uma escola Municipal em Castro Alves-BA. Como instrumento para a coleta de dados, foi realizado a aplicação de questionário aos professores das respectivas turmas. Assim, o presente estudo foi desenvolvido para entender como o ensino da leitura, aliado às literaturas infantis, tem sido abordado em sala de aula.

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Publicado
14-12-2023
Como Citar
Santana da Silva, V., & Gomes dos Santos Figuereido, J. (2023). As concepções docentes sobre o papel da literatura infantil nas turmas do 1º e 2º anos do ensino fundamental em uma escola municipal de Castro Alves-BA. Textura, 17(1), 112-122. https://doi.org/10.22479/texturav17n1p112_122
Seção
Ciências humanas