Alterações fisiológicas ocasionadas pela COVID-19 e suas consequências no agravamento da doença: graduandos de farmácia aplicando o aprendizado de bioquímica clínica
Resumo
COVID-19 é uma infecção altamente letal descrita recentemente na história da humanidade. Suas manifestações clínicas são variáveis, mas passíveis de serem analisadas por testes laboratoriais já amplamente empregados. Farmacêuticos são importantes atores na orientação de pacientes quanto aos cuidados que devem ser tomados durante o curso da pandemia. O objetivo foi promover a discussão entre graduandos de Farmácia de uma faculdade do Recôncavo Baiano sobre as principais alterações fisiológicas ocorridas em virtude da COVID-19 e suas consequências na evolução clínica dos infectados. Trata-se de uma metanálise, cuja metodologia consistiu em busca de trabalhos completos publicados em bases de dados (PubMed, Scielo e Google Acadêmico). Foram analisados 33 artigos dos quais foram extraídas informações sobre 5 parâmetros: liberação de mediadores inflamatórios; mudança no metabolismo de carboidratos e as alterações nas atividades cardíaca, renal e pancreática considerados como preditores de agravamento nos casos de COVID-19. O trabalho apresenta limitações sobre tempo para sua execução e devido falhas na conexão durante as interações on line com os estudantes. A perspectiva é que os participantes desse estudo possam contribuir com esclarecimento sobre os possíveis agravos na saúde causados pela COVID-19 aos usuários das instituições nas quais eles atuam como estagiários.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.