CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PERCEBIDA: UM ESTUDO COM ADOLESCENTES E JOVENS ADULTOS
Abstract
O termo desenvolvimento sustentável tem sido utilizado para designar as dimensões da sobrevivência humana futura, de modo a garantir suficiente qualidade no curto e no longo prazo dos recursos naturais. Para tanto, são necessárias ações multidisciplinares que incluam a relação do homem consigo mesmo, com o outro e com seu meio. Uma das dimensões da sustentabilidade é a psicológica, que engloba a sensação de bem-estar que transcende o aspecto social. Diante disso, esta pesquisa pretende analisar se existe correlação entre a Inteligência Emocional Percebida (IEP) e a consciência ambiental dos jovens aprendizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC - de Feira de Santana. Para tanto, foi efetuado um estudo de caso com 80 sujeitos, numa abordagem quali-quantitativa, quanto aos objetivos caracterizada como exploratória e descritiva. Como resultado, obteve-se um Rô de Spearman = 0,445; p-valor < 0,01, que implica dizer que existe correlação altamente significativa entre os dois construtos pesquisados.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.