USO INDISCRIMINADO DOS CORTICOSTEROIDES NO MANEJO DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM UMA DROGARIA EM FEIRA DE SANTANA – BA: ÊNFASE NA RINITE ALÉRGICA
Abstract
O uso indiscriminado de medicamentos é um problema de saúde pública, que pode apresentar benefícios ao aliviar a procura pelo SUS, mas que pode originar sérios riscos à saúde dos indivíduos. O uso contínuo de fármacos para o alívio das doenças respiratórias é visto constantemente entre as pessoas e sua utilização sem acompanhamento traz efeitos em longo prazo ao corpo humano. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar o uso indiscriminado de corticosteroides para o tratamento das doenças respiratórias. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantiqualitativa em uma farmácia do município de Feira de Santana-BA. Os resultados mostraram que a maior parte da população estudada era composta por mulheres (60%), com ensino médio completo e casadas (52% para ambos) e de cor parda (49%). Observou-se ainda que 51% dos indivíduos faziam uso de corticosteroides como betametasonas e prednisonas (27% ambas), budosenida e mometasona (23% ambas), sendo que 30% adquiriam seus medicamentos sem receita e 45% os utilizavam por conta própria. Além disso, 80% afirmou conhecer a indicação dos seus medicamentos, 48% afirmou obedecer a duração do tratamento farmacoterapêutico e 80% afirmou não apresentar reações adversar a medicamentos (RAM). Assim, verificou-se que o uso indiscriminado de corticosteroides para o tratamento das doenças respiratórias é um problema sociocultural, no qual os indivíduos procuram a forma mais fácil de adquirir seus medicamentos, sem prescrição médica, quando apresentam uma crise. Portanto, o estudo mostra a necessidade de estratégias que contribuam para o uso racional de medicamentos, especialmente em doenças crônicas.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.