ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO RECÔNCAVO DA BAHIA
Résumé
O estágio é legalmente um componente relevante para os estudantes que cursam o nível superior, é a oportunidade do graduando praticar todo o conhecimento teórico adquirido na sua trajetória acadêmica, pois nesse momento o aluno poderá desenvolver habilidades e competências essências para o administrador, possibilitando ao estudante uma maior preparação para entrar no mercado de trabalho. A prática do programa de estágio previsto pela matriz curricular do curso deve respeitar a Lei 11.788/08 institucionalizada e que dispõe na evolução e mudanças na legislação de estágio. Esta nova lei trás novas normas, buscando oportunizar a melhor experiência ao graduando com todos os deveres e obrigações de ambas as partes, evitando a distorção da atividade. Dessa maneira, o objetivo geral dessa pesquisa residiu em analisar a percepção dos graduandos acerca do estágio supervisionado obrigatório numa Instituição do Ensino Superior no curso de Administração no Recôncavo Baiano. Quanto aos pressupostos metodológicos, essa pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de teor descritivo, em uma Instituição de Ensino Superior privada, adotando como critério de análise a natureza qualitativa, e o questionário como instrumentos de coleta de dados. Os resultados obtidos revelaram a compreensão dos estudantes nos aspectos básicos acerca da legislação do estágio, a identificação de ações de acompanhamento da instituição de Ensino, a presença do professor orientador, a falta de compatibilidade das teóricas na prática e a contribuição do estágio para a formação profissional. Além disso, foi percebido a valorização do estágio, assim como o compromentimento da Instituição de Ensino nos acompanhamentos realizados sobre as atividades desenvolvidas por esses estagiários. Enquanto desafios enfrentados, a dificuldade de conciliar o tempo entre o trabalho e a inflexibilidade das organizações.
Téléchargements
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.