DINAMISMO URBANO NA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA: A IMPORTÂNCIA DA FEIRA LIVRE COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO DO RECÔNCAVO SUL
Mots-clés :
Rede geográfica, Rede urbana, Feira livreRésumé
As redes geográficas são instrumentos reais de diminuição das distâncias e articulação espacial, de modo que em sentido mais restrito dão fluidez ao território. No âmbito urbano, essas redes criam caminhos para os fluxos que dina- mizam as cidades e fomentam a reprodução do capital. Por esse motivo, as redes urbanas são, por excelência, fruto da modernização capitalista, pois representam uma intensa integração entre centros urbanos e criam espaços de transações comerciais. Nesse sentido, as cidades dispõem de aparatos técnicos que dão maior poder de centrali- dade e de atração dentro da rede urbana, com exemplo, as atividades de comércio e serviços, feiras livres e jogo de marketing. Atualmente, a localidade central do Recôncavo é a cidade de Santo Antonio de Jesus, a qual dispõe de inúmeros meios de atração de pessoas e mercadorias das cidades circunvizinhas. O presente trabalho tem como objetivo comprovar a influência da feira livre local na centralidade da cidade de Santo Antônio de Jesus e na dinami- zação dos fluxos nas redes do Recôncavo Baiano. Para que isso seja possível, como caminhos metodológicos para o trabalho foram realizadas análises de autores clássicos e contemporâneos. Na etapa de campo, foram aplicados sessenta questionários de sondagem semi-estruturados aos feirantes, a fim de identificar suas origens, tipos de mer- cadorias que são vendidas e as demais relações que estes têm com o município de Santo Antonio de Jesus nos dias que não estão trabalhando, além de observação in lócu. Os dados obtidos durante o processo de investigação foram processados através de aplicativos como Excel.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.