ENTRE CAMINHOS PERECORRIDOS: UM ESTUDO SOBRE AS METODOLOGIAS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE GÊNERO NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (FACE/UFBA)
Resumen
Inicialmente apresentada como neutra e isenta de preferências, a Escola assumiu um papel preponderante para compor um conjunto de saberes institucionalizados e socialmente válidos e, por essa razão, o ambiente escolar constitui-se enquanto um território extremamente fértil para a pesquisa. Nesse sentido, as questões tangentes ao gênero emergem na pesquisa em Educação com a responsabilidade de, no mínimo, propor uma reflexão radical acerca da naturalização das coisas. Tais pesquisas tem papel fundamental para a desconstrução das dissimetrias sociais, visto que buscam problematizar os elementos constituintes das mesmas. Nesse contexto, o presentetrabalhobuscouconhecerametodologiautilizadanasdissertaçõesdemestradoquediscutemgênero e educação no programa de Pós-graduação em Educação naFaculdadedeEducaçãodaUniversidadeFederal da Bahia (FACED/UFBA). Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa e documental realizada a partir do material disponível no site do Repositório Institucional da UFBA, entre os anos de 2006 e 2015. Para o levantamento dos trabalhos utilizou-se o termo gênero como palavra-chave na base de dados supracitada, onde apareceram 23 registros. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, seis trabalhos foram selecionados. Foi possível verificar que do total, quatro dissertações apresentaram abordagem qualitativa, uma mista e uma não definida. Três trabalhos utilizaram pesquisa de campo e três pesquisa documental. As técnicas de coleta de dados foram o grupo focal, entrevista e observação. A análise dos dados obtidos permitiu inferir que a construção do percurso metodológico nas pesquisas ancoradas no gênero é profundamente influenciado pela perspectiva epistemológica diferenciada proposta por esta categoria analítica.
Descargas
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.