Qualidade de vida do cuidador primário da criança com alteração neuromotora atendida no centro especializado de reabilitação
Resumen
Atualmente os debates sobre a qualidade de vida têm sido crescentes. Acredita-se que ao cuidar de uma criança com alterações neuromotoras, o cuidador tenha seu tempo livre reduzido, tornando-se mais propenso a desenvolver problemas de saúde como complicações físicas, distúrbios da saúde mental e bem-estar, em decorrência da sobrecarga dos cuidados. O objetivo geral do estudo foi avaliar a qualidade de vida do cuidador primário da criança com alteração neuromotora, atendida em um Centro Especializado de Reabilitação no Recôncavo Baiano. A pesquisa é caracterizada como transversal, descritiva, com abordagem quantitativa. Dados das crianças foram coletados em prontuários e dos cuidadores através de questionários (socioeconômicos e o SF-36 adaptado) online (Google Docs), encaminhados através do aplicativo de mensagem. Observou-se que há no cuidador maior comprometimento dos aspectos físicos quando referenciado a dor, seja influenciando nos aspectos pessoais, sociais e/ou lazer, que podem estar refletindo na dependência e limitações apresentadas pela criança, às demandas nos cuidados e ao baixo nível econômico. O estudo possibilitou a ampliação do olhar para além do paciente, uma vez que o bem estar do cuidador pode interferir nos cuidados e no processo de reabilitação da criança por ele assistida.
Descargas
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.