NO CAMPO DAS PROMESSAS: CASAMENTO, VIRGINDADE E DISCURSO JURÍDICO NOS CRIMES DE SEDUÇÃO EM SANTIAGO DO IGUAPE (CACHOEIRA/BA, 1940-1960)
Resumen
As transformações e permanências possibilitados pela modernidade, refletiram incisivamente sobre o sexo feminino, edificando uma nova estrutura que acabou por influenciar nas formas de viver dos populares, sobretudo, ao regulamentar as ações e comportamentos lícitos e ilícitos. Essa disciplinarização se fez valer no trabalho, nas relações de sociabilidade e no ambiente familiar que era o principal alvo da campanha moralizadora. Assim, o trabalho em questão visa trazer para o debate historiográfico- sob as “vozes” dos processos crimes de sedução do Arquivo Público de Cachoeira – o sistema de significados em torno do sexo feminino nas décadas de 1940-1960, a relação dessas mulheres com a sociedade, a visão da jurisprudência bem como os padrões de comportamentos aos quais todas as moças estavam submetidas.
Descargas
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.