Vol. 5 No. 9 (2012): REVISTA TEXTURA
Neste novo número da Textura, a revista apresenta ao leitor um conjunto de artigos que exploram temas bem variados, expressando a diversidade contida nos campos das Ciências Humanas e Ciências da Saúde.
Esta multiplicidade é caracterizada nesta edição por abordagens ligadas à gestão empresarial, a filosofia moral, a fumicultura, ao desenvolvimento de fármacos, ao treinamento físico e à cardiomiopatia diabética. O texto que abre a seção de Ciências Humanas, A gestão financeira como suporte a gestão empresarial: um estudo de caso em um curso preparatório para o vestibular , é uma reflexão sobre a importância da gestão financeira informacional para a gestão empresarial.
O estudo demonstra que a inclusão de um sistema informacional gerencial na empresa contribui significativamente para a gestão empresarial, especialmente no tocante à tomada de decisões. Em seguida, o texto A diferença ética dos caracteres em Schopenhauer , aborda as teses da filosofia moral de Schopenhauer , para revelar que o filósofo foi um cético com relação a moralidade. No terceiro artigo desta seção, A fumicultura no município de Cruz das Almas-BA: as tradições e as mudanças no território , é apresentado um panorama da produção fumageira no Recôncavo da Bahia.
Os autores delimitam o território fumageiro no Recôncavo e arredores , destacando o município de Cruz das Almas, e neste as antigas e as novas funcionalidades assumidas em decorrência da produção fumageira, com destaque para as mudanças na dinâmica territorial e econômica cruzalmense. Em Aplicabilidade da Teoria dos dois circuitos da economia urbana na feira livre de Cruz das Almas/BA , é realizada uma leitura geográfica da referida feira, constituinte do circuito inferior da economia urbana cruzalmense, a partir da validação e/ou ressignificação da teoria mencionada.
A seção de Ciências da Saúde é iniciada com o texto Revisão de literatura sobre o mecanismo de ação da artemisinina e dos endoperóxidos antimaláricos-Parte I , no qual os autores realizam um consistente levantamento bibliográfico sobre o mecanismo de ação das referidas substâncias como alternativas terapêuticas para o tratamento da malária, evidenciando que, embora os endoperóxidos inaugurem uma nova classe de fármacos antimaláricos com novo mecanismo de ação, diferente dos antimaláricos clássicos, ainda se faz necessário melhor compreensão tanto do seu mecanismo de ação quanto de reação com o íon ferro.
O artigo Análise dos registros em prontuários de uma unidade de terapia intensiva, analisa a qualidade dos registros nos prontuários dos pacientes, sendo elucidativo quanto à importância do registro correto dos cuidados prestados ao paciente, em conformidade com os princípios médicos estabelecidos. A seguir, Cardiomiopatia diabética: do leito à bancada, uma perspectiva futura de cura, faz uma reflexão teórica sobre os principais aspectos clínicos e fisiopatológicos da cardiomiopatia diabética e os modelos experimentais utilizados no esclarecimento da patogênese.
O último texto desta seção, Treinamento físico e os benefícios sobre os efeitos do hipoestrogenismo pós-menopáusico, aborda os benefícios fisiológicos do treinamento físico na dimunição dos efeitos causados pelo hipoestrogenismo pós-menopáusico. O estudo revela que as contribuições do treinamento físico para o grupo de mulheres nesta condição são diversas, como a manutenção do metabolismo glicêmico e dos níveis lipêmicos adequados, além de interferir positivamente na variabilidade da freqüência cardíaca, pressão e complacência arterial.
O estudo A valiação do crescimento de raízes de leguminosas em camadas de solo compactadas artificialmente, seção especial, apresenta experimento desenvolvido na Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia, com o objetivo de testar o poder relativo de penetração de raízes de diferentes leguminosas em amostras de latossolo amarelo distrocoeso argissólico com diferentes graus 01 de compactação. Com este número, incorporam-se ao Conselho Editorial da revista os professores Celi Nelza Zulke T. af farel, Alex Gutterres T aranto, Marina Siqueira de Castro, Adriana Pinheiro Martinelli, Maria Lúcia Silva Servo, Maria Helena Matue Ochi Flexor e Nelson Baltrusis.
Resta desejar a todos uma boa leitura!
Josemare Pereira dos Santos Pinheiro
Editora Responsável.