CONHECIMENTOS E DIFICULDADES DA (O) ENFERMEIRA (O) SOBRE AS AÇÕES DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA NO ÂMBITO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Abstract
O estudo traz como objetivo geral investigar os conhecimentos e dificuldades da(o) enfermeira(o) sobre as ações da Vigilância Epidemiológica no âmbito da Estratégia Saúde da Família. Para isso foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa nas Unidades de Saúde da Família, no município de Santo Antônio de Jesus, Bahia, em 2016. Os participantes foram nove enfermeiras. A técnica de coleta de dados foi a entrevista guiada por um roteiro estruturado formado por duas partes: a primeira refere-se à caracterização dos(as) participantes, contendo sete questões, sendo apenas uma objetiva. A segunda parte tratou de questões técnico-científicas e estava constituída por dez questões, sendo apenas duas objetivas. Os dados foram apresentados na forma de quadros, utilizando métodos da estatística descritiva. Os (As) profissionais enfermeiros(as) entrevistadas eram jovens, com nível educacional de especialização, com pouco tempo de formação e atuação no município. Os(As) enfermeiros(a) definiram vigilância epidemiológica de forma insatisfatória, mostrando desconhecimento sobre as funções e tipos de dados e informações desse setor. Entretanto, mostraram conhecer o nível de execução das atividades ligadas a esse segmento. Também conheciam, parcialmente, as ações de vigilância que são desenvolvidas na Estratégia Saúde da Família; por outro lado, demonstraram conhecer as dificuldades para executar as ações de vigilância epidemiológica e de que forma a notificação/investigação colabora para o desenvolvimento dessas ações na Estratégia Saúde da Família. Conheciam bem as dificuldades para realização das notificações/investigações de doenças e agravos e a definição de vigilância em saúde.
Downloads
The authors grant copyright on an approved manuscript with exclusive publication for Texture Journal in electronic format, including figures/ illustrations and content for the dissemination of the article, including on the social networks of the Texture Journal.