AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO NO PROGRAMA DE HUMANIZAÇÃO PRÉ-NATAL E NASCIMENTO (SISPRENATAL).

  • Eliziane da Silva Pinheiro Felix
  • Lidinea Oliveira de Andrade
  • Liane Oliveira Souza Gomes
Palavras-chave: Cuidado Pré-natal, Gestante, Humanização da Assistência

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar os indicadores do Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (SISPRENATAL) das gestantes cadastradas e acompanhadas pelos serviços de pré-natal no município de Jaguaquara-Bahia, no período de 2004 a 2013. Trata-se de uma pesquisa quantitativa com caráter descritivo, que utilizou as variáveis do SISPRENATAL. A coleta de dados ocorreu na Secretaria de Saúde deste município, no período de janeiro a fevereiro de 2015. Na pesquisa, a coleta dos dados foi iniciada após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UESB, através do número do CAAE: 35479514.5.0000.0055, parecer no. 805.558. Na análise dos dados do SISPRENATAL, verificou-se que em relação ao número de nascidos vivos apenas 42% das gestantes foram inscritas no pré-natal e que à medida que são somadas as variáveis de avaliação de processo do PHPN o percentual diminui, totalizando ao final do conjunto das ações preconizadas um percentual de 9%. Constata-se que é possível avaliar a assistência prestada às gestantes de um determinado território através da análise do SISPRENATAL. Entretanto, a análise dos dados demonstrou que no município de Jaguaquara a cobertura do pré-natal está muito abaixo da média e que o conjunto de ações realizadas com as gestantes inscritas no programa encontra-se aquém do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, necessitando de melhoria na qualidade da assistência.

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Publicado
15-12-2017
Como Citar
da Silva Pinheiro Felix, E., Oliveira de Andrade, L., & Oliveira Souza Gomes, L. (2017). AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO NO PROGRAMA DE HUMANIZAÇÃO PRÉ-NATAL E NASCIMENTO (SISPRENATAL). Textura, 10(18), 53 - 59. Recuperado de https://textura.emnuvens.com.br/textura/article/view/83
Seção
Ciências Agrárias

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