AVALIAÇÃO DO ESTRESSE E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO ENTRE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA

  • Joice Barbosa Vilas Boas da Silva
  • Acilene Sampaio Novaes Ferreira
  • Andréa Jaqueira da Silva Borges

Abstract

O estudo buscou avaliar o estresse e as estratégias de enfrentamento utilizadas entre acadêmicos do curso de Enfermagem de uma instituição privada localizada no interior da Bahia. Foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário contendo questões sócio-demográficas e das principais fontes de estresse, além do Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp – ISSL, e do Inventário de Estratégias de Enfrentamento adaptado. Fizeram parte do estudo 160 acadêmicos do curso de Bacharelado em Enfermagem. O 3o ano de enfermagem mostrou-se com um nível de estresse mais elevado que os demais, assim como foi o mais acometido pela 3a fase do estresse (exaustão). As principais fontes de estresse nos discentes foram o TCC (31,31%), a biblioteca (25,24%), a ansiedade (50%) e o deslocamento diário (44,21%). A estratégia de enfrentamento mais utilizada entre todos os discentes foi a resolução de problema. Conclui-se então que existe a presença de estresse durante a formação acadêmica em enfermagem, com prevalência de sintomas na fase de resistência, sendo que os não estressados fizeram uso das estratégias de enfrentamento com mais frequência que os estressados.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
15-12-2017
How to Cite
Barbosa Vilas Boas da Silva, J., Sampaio Novaes Ferreira, A., & Jaqueira da Silva Borges, A. (2017). AVALIAÇÃO DO ESTRESSE E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO ENTRE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA. Texture, 7(13), 33 - 41. Retrieved from https://textura.emnuvens.com.br/textura/article/view/63
Section
Agrarian Sciences

Most read articles by the same author(s)