AVALIAÇÃO DO ESTRESSE E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO ENTRE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA
Abstract
O estudo buscou avaliar o estresse e as estratégias de enfrentamento utilizadas entre acadêmicos do curso de Enfermagem de uma instituição privada localizada no interior da Bahia. Foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário contendo questões sócio-demográficas e das principais fontes de estresse, além do Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp – ISSL, e do Inventário de Estratégias de Enfrentamento adaptado. Fizeram parte do estudo 160 acadêmicos do curso de Bacharelado em Enfermagem. O 3o ano de enfermagem mostrou-se com um nível de estresse mais elevado que os demais, assim como foi o mais acometido pela 3a fase do estresse (exaustão). As principais fontes de estresse nos discentes foram o TCC (31,31%), a biblioteca (25,24%), a ansiedade (50%) e o deslocamento diário (44,21%). A estratégia de enfrentamento mais utilizada entre todos os discentes foi a resolução de problema. Conclui-se então que existe a presença de estresse durante a formação acadêmica em enfermagem, com prevalência de sintomas na fase de resistência, sendo que os não estressados fizeram uso das estratégias de enfrentamento com mais frequência que os estressados.
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