The teacher conceptions about final sexuality in classes in a school from Governador Mangabeira-BA
Abstract
A sexualidade envolve todos os indivíduos e é constituída de aspectos físicos, psicológicos, históricos e socioculturais. Ela está presente na vida dos jovens, trazendo-lhes questionamentos, dúvidas e incertezas. Por isso, entende-se a relevância do papel da escola ao trabalhar questões relacionadas à sexualidade, já que a escola deve ajudar o discente a sanar suas dúvidas, fortalecendo seu desenvolvimento crítico e social durante sua vida. Mais relevante ainda é o papel do docente, que deve preparar-se para levar para sala de aula diálogos e reflexões acerca desta temática. Partindo dessas considerações, o objetivo geral desta pesquisa é conhecer as concepções dos professores em turmas do Ensino Fundamental Anos Finais, em uma escola no município de Governador Mangabeira-BA, acerca das questões da sexualidade no espaço escolar. A metodologia utilizada para realização deste estudo foi de natureza qualitativa, procurando compreender o caráter subjetivo do objeto em questão, usando o método investigativo descritivo. Quanto ao delineamento, foi uma pesquisa de campo, realizado em uma escola de Ensino Fundamental II, no município de Governador Mangabeira- BA. Como instrumento de coleta de dados, aplicaram-se questionários aos professores que lecionam nas turmas dos anos finais. Os resultados mostram que a maioria dos docentes possui uma concepção equivocada sobre sexualidade e necessitam de uma formação específica, seja ela inicial ou continuada, para assim discutir adequadamente essa temática em sala de aula.
Downloads
The authors grant copyright on an approved manuscript with exclusive publication for Texture Journal in electronic format, including figures/ illustrations and content for the dissemination of the article, including on the social networks of the Texture Journal.