QUESTÕES CULTURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA MÚSICA E DO CINEMA: UM ESTUDO REFLEXIVO E PROPOSITIVO
Abstract
Ao considerar que o ensino de Geografia perpassa por várias temáticas e abordagens para compreensão do espaço geográfico na sala de aula, cabe destacar que as questões culturais nas aulas de Geografia ainda se mantém limitadas. No presente trabalho, buscou-se apontar reflexões e proposições sobre metodologias que podem ser utilizadas para discutir questões culturais na sala de aula, como por exemplo, as questões voltadas para os aspectos culturais do Brasil, da Região Nordeste e do estado da Bahia. Para isso, foram realizados alguns procedimentos metodológicos, dentre eles, a construção de um referencial teórico para sustentar as ideias que neste trabalho são apresentadas, análise de documentos, como por exemplo, dos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs) TemasTransversaisedeGeografia-AnosFinaisdoEnsinoFundamentale,porfim,arealização de entrevistas com dois professores de Geografia de uma escola da Rede pública de Ensino da cidade de Muritiba, sobre suas experiências e metodologias para trabalhar a questão cultural nas suas aulas. O resultado evidenciou que as práticas docentes diante das inúmeras oportunidades que
Downloads
The authors grant copyright on an approved manuscript with exclusive publication for Texture Journal in electronic format, including figures/ illustrations and content for the dissemination of the article, including on the social networks of the Texture Journal.