UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA CIPA NO ALCANCE DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS DE UMA INDÚSTRIA ESPECIALIZADA EM NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ANIMAL NA BAHIA
Abstract
Os riscos e as dificuldades ligadas ao trabalho acompanham o homem através dos tempos e os acidentes no trabalho e as doenças ocupacionais são responsáveis por altos custos sociais. A CIPA surgiu para atuar na busca pela diminuição destes custos sociais e na garantia da integridade do trabalhador. Este trabalho teve por objetivo investigar como a CIPA pode contribuir para o atingimento dos objetivos organizacionais. A metodologia de investigação utilizada constou de duas etapas. No primeiro momento, utilizaram-se as fontes secundárias, com a revisão de literatura sobre o tema em discussão. No segundo momento, foram utilizadas as fontes primárias: pesquisa de campo, através da aplicação de entrevistas com a gestora de RH da empresa investigada e questionários com os integrantes da CIPA e os colaboradores da área de produção. Os resultados encaminham-se para as seguintes reflexões: a empresa preocupa-se com os funcionários atuando conforme as normas regulamentadoras, principalmente nas questões da CIPA; constatou-se preocupação com a segurança e saúde do trabalhador através das respostas dos funcionários; a CIPA atua na empresa não apenas na previsão de acidentes e na saúde do trabalhador, mas teve um importante papel na melhoria do relacionamento entre empregado e empregador; a empresa ainda precisa dedicar-se à qualidade de vida no trabalho dos seus funcionários, pois, de acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), a empresa deixa a desejar; sugere-se que a empresa incentive a retomada dos estudos de seus colaboradores para assim tornar a CIPA cada vez mais atuante.
Downloads
The authors grant copyright on an approved manuscript with exclusive publication for Texture Journal in electronic format, including figures/ illustrations and content for the dissemination of the article, including on the social networks of the Texture Journal.