O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS AULAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – CAMPUS V
Abstract
A utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na formação docente abre espaço para vários questionamentos quanto aos benefícios que podem ser obtidos a partir do uso dessas ferramentas. Diante disso, o presente artigo investiga como o uso de novas tecnologias nas aulas da Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia - Campus V- afeta a formação do futuro professor. A metodologia adotada tem abordagem qualitativa, utilizando-se de pesquisa exploratória, com aplicação de questionários aos discentes e docentes da referida universidade. Os resultados apresentados permitem concluir que todos os discentes acham importante a utilização das TIC para a formação do professor de História; os discentes consideram esse uso importante e utilizam ou pretendem utilizar as TIC na sua prática docente; os recursos mais utilizados nas aulas são datashow, slides, computador, redes sociais e TV. Nota-se, a partir desse estudo, que a utilização das tecnologias de informação e comunicação são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, sendo necessário, então, sua incorporação e discussão.
Downloads
The authors grant copyright on an approved manuscript with exclusive publication for Texture Journal in electronic format, including figures/ illustrations and content for the dissemination of the article, including on the social networks of the Texture Journal.