QUEM TEM MEDO DA PESQUISA QUANTITATIVA? UM ESTUDO SOBRE AS VERDADES E OS MITOS DA UTILIZAÇÃO DO ENFOQUE QUANTITATIVO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Abstract
A Administração adquiriu status de ciência a partir dos estudos empíricos de Taylor e Fayol no início do século XX. Apesar desses estudos direcionarem a nova ciência a um enfoque quantitativo, já que se preocupavam essencialmente com medições de tempo e movimento, a observação de estudos atuais em Administração demonstra uma certa resistência na utilização da pesquisa quantitativa, especialmente nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de alunos universitários. Dessa maneira, esta pesquisa questionou até que ponto essa observação se caracterizava como uma verdade ou um mito. Para responder essa questão estabeleceu-se como objetivo geral analisar a incidência da abordagem metodológica quantitativa nos TCCs de estudantes do curso de bacharelado em Administração. Especificamente pretendeu-se definir a pesquisa quantitativa no que diz respeito a seus enfoques, usos e limitações; verificar a utilização da abordagem quantitativa em TCCs dos alunos do curso de Administração; determinar o perfil dos alunos que utilizaram a abordagem metodológica quantitativa em seus TCCs; compreender os motivos de resistência e não utilização da metodologia quantitativa nessas pesquisas. Para alcance dos objetivos foi usado como instrumento de coleta questionário enviado a 15 instituições de nível superior do Brasil. A metodologia de análise foi quantitativa, utilizando análise multivariada, especificamente Análise Fatorial (AF). Os resultados apontaram a existência de quatro fatores principais: dificuldades em disciplinas que envolvem raciocínio lógico e quantitativo, não visualização da importância de métodos quantitativos em Administração, titulação do orientador e falta de base quantitativa no ensino médio, sendo que o primeiro fator foi o que mais explicou a resistência à pesquisa quantitativa.
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