Contribuições do profissional da saúde no tratamento da tuberculose e fatores que influenciam o abandono na terapêutica medicamentosa
Abstract
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que acontece no Brasil desde a época da colonização e que continua sendo um grave problema de saúde pública. Os medicamentos utilizados no tratamento da tuberculose são seguros e eficazes, porém ainda se evidencia elevado abandono ao tratamento medicamentoso. Diante disso, o presente trabalho teve o objetivo de realizar uma revisão sistemática de literatura sobre o tratamento da tuberculose pulmonar e multirresistente e averiguar os fatores que impossibilitam a continuação da terapêutica medicamentosa. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, que aborda sobre o tratamento da tuberculose e os fatores relacionados ao abandono da terapia medicamentosa. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico na base de dados eletrônica SCIELO, sendo utilizados os seguintes descritores: abandono, tratamento e tuberculose. Nesta busca foram encontrados 100 estudos, publicados entre 2000 a 2017, sendo que após a leitura do título e resumo foram selecionados 12 artigos por apresentarem maior relevância e afinidade com o tema abordado. Os trabalhos analisados sugerem que o tratamento diretamente observado realizado por um profissional de saúde no ato da dispensação dos medicamentos contribui significativamente para o seguimento e comprometimento do tratamento em busca do favorecimento da cura nos pacientes acometidos por esta doença.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.