Ensino da leitura: reflexões sobre a formação do leitor em uma escola do campo
Abstract
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o ensino da leitura, centrando-se em reflexões sobre as práticas pedagógicas e a formação do leitor em uma escola do campo no contexto do primeiro ano do Ensino Fundamental, da localidade da Embira, em Cruz das Almas, Bahia, em que se pretendeu investigar quais eram as metodologias de ensino para a formação do leitor. O foco da pesquisa foi conhecer a concepção de leitura da professora participante do estudo e descrever instrumentos, processos e práticas do ensino da leitura em uma escola do campo. A pesquisa foi de natureza qualitativa, de caráter descritivo. As técnicas de coleta de dados foram o questionário e a observação. A participante da pesquisa foi a professora que se encontrava lecionando na escola no primeiro ano do Ensino Fundamental. A análise de dados aponta para uma falta de preparo prático da professora sobre como trabalhar com a leitura no contexto do campo. Os dados coletados revelam que a professora não utiliza a leitura como fonte de prazer, raramente faz uso do texto literário e, quando o faz, é um mero pretexto para tratar de aspectos gramaticais. Percebeu-se, portanto, que, na prática de sala de aula, não há indícios que apontem para um ensino diferenciado na escola do campo e, em relação ao ensino da leitura, que as metodologias adotadas não estavam direcionadas para a formação do leitor, pois as práticas de leitura observadas estavam centradas no livro didático e resumiam-se a exercícios mecânicos de decodificação de sílabas e palavras.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.