PERDA DO PRIMEIRO MOLAR PERMANTE EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: FATORES ASSOCIADOS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO
Abstract
O objetivo do estudo foi conhecer a relação entre a perda do primeiro molar permanente e fatores de risco associados em estudantes do ensino fundamental de um município do Recôncavo da Bahia. Trata-se de um estudo de corte transversal, descritivo de caráter quantitativo realizado em escolas municipais do ensino fundamental de Governador Mangabeira, BA. A população investigada foi composta por 226 escolares de ambos os gêneros, com idade entre 07 e 12 anos. Dos discentes avaliados apenas 12 (5,31%) não possuem mais o primeiro molar. Dos fatores avaliados apenas a escolaridade dos pais apresentou relação estatística significativa com a perda precoce do primeiro molar, porém 65 (28,76%) estudantes apresentaram processo carioso neste dente. É imprescindível a realização de ações de prevenção e controle da cárie pelas equipes de saúde bucal, inclusive a educação em saúde, visando a minimização das perdas dentárias.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.