AVALIAÇÃO DA ADESÃO TERAPÊUTICA AO USO DE INIBIDORES SELETIVOS DA RECAPTAÇÃO DA SEROTONINA NO CAPS II NOVA VIDA, EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS – BA, 2011
Abstract
A adesão ao tratamento farmacológico é um importante fator determinante no sucesso terapêutico. A adesão terapêutica aos psicofármacos apresenta grande importância no tratamento, na redução do risco precoce de recaídas e na manutenção da remissão dos sintomas. No entanto, grande parte dos pacientes interrompe inadvertidamente a utilização dos medicamentos. Dentre os psicofármacos, estão os ISRS, muito utilizados em decorrência de apresentarem menor perfil de reação adversa em comparação aos outros antidepressivos. O trabalho teve como finalidade avaliar a adesão à terapia medicamentosa de inibidores seletivos da recaptação da serotonina em pacientes do centro de atenção psicossocial CAPS II Nova Vida no município de Santo Antonio de Jesus – BA. Por meio de um estudo de corte transversal, foi realizada uma entrevista semi-estruturada para avaliar a adesão de 13 pacientes que faziam uso de antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina. As entrevistas foram realizadas através de um questionário com o teste de Morisky adaptado, onde foi avaliada a adesão terapêutica como intencional ou não intencional. O presente estudo revelou que a prevalência da falta de adesão nos em 90% dos pacientes. Esta falta de adesão foi caracterizada principalmente pela falta de conhecimento sobre o medicamento, dessa forma, faz-se necessário criar um programa de conscientização sobre adesão ao tratamento no centro de atenção psicossocial, com o intuito de evitar recaídas e a necessidade de internações hospitalares, otimizando assim a farmacoterapia destes pacientes.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.