ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - REVISÃO SISTEMÁTICA
Abstract
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma estratégia que vincula as áreas de Saúde e a Educação visando a promoção da saúde. Este estudo tem como objetivo analisar as publicações sobre a importância do Programa Saúde na Escola (PSE) como estratégia de promoção da saúde, no período de 2009 a 2015. Trata-se de uma revisão sistemática, realizada na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no período de 22 a 26 de fevereiro de 2014, utilizando os seguintes descritores: “escola”, “promoção da saúde” e “saúde escolar”. Após leitura criteriosa das publicações encontradas, foram identificados quatro eixos temáticos, que se integram e articulam entre si: escola como espaço de intersetorialidade; escola como espaço de aprendizagem; o Programa Saúde na Escola (PSE) como mecanismo de conhecimento crítico e coletivo, e a escola como espaço para estabelecer vínculos. Enfim, o PSE pode ser utilizado como ferramenta da educação em Saúde e na formação de cidadãos pensantes, responsáveis pelas suas escolhas. Para isso, é necessário que as ações sejam articuladas entre membros da Equipe de Saúde da Família (ESF), coordenação da escola, docentes, alunos, pais e os gestores. Conclui-se que houve déficit de publicações científicas sobre o tema Programa Saúde na Escola (PSE); assim, acredita-se que esse artigo poderá contribuir com essa temática e proporcionar novas reflexões.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.