Prospecção científica e tecnológica sobre o potencial de plantas com ação antibacteriana e antioxidante para o desenvolvimento de cosméticos
Resumo
O Brasil possui ampla variedade de plantas que fornecem substâncias biológicas que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de produtos cosméticos, contribuindo para a saúde humana e o mercado mundial. Embora existam estudos sobre essas substancias, muitas delas ficam retidas nos artigos científicos e no registro de patentes. O objetivo dessa pesquisa foi realizar uma prospecção científica e tecnológica sobre o potencial de plantas com ação antimicrobiana e antioxidante para o desenvolvimento de cosméticos. Para isso, foi realizado um levantamento de dados científicos utilizando o Portal de Periódicos Capes (pesquisa 1 e 2) e prospecção tecnológica (pesquisa 3), na busca de patentes na base de dados europeia Espacenet. Os resultados demonstraram 9 plantas com atividade antimicrobiana e antioxidante associada o que podem torna-las ótima opção para incorporação em cosméticos. Observou-se que há produção científica por pesquisadores brasileiros sobre potencial biológico de plantas, mas poucas patentes são depositadas no Brasil ao comparar com as estrangeiras, principalmente no que se refere à descrição da ação para a produção de cosméticos.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.