Concepções dos docentes sobre sexualidade em turmas dos anos finais, em uma escola no município de Governador Mangabeira-BA
Resumo
A sexualidade envolve todos os indivíduos e é constituída de aspectos físicos, psicológicos, históricos e socioculturais. Ela está presente na vida dos jovens, trazendo-lhes questionamentos, dúvidas e incertezas. Por isso, entende-se a relevância do papel da escola ao trabalhar questões relacionadas à sexualidade, já que a escola deve ajudar o discente a sanar suas dúvidas, fortalecendo seu desenvolvimento crítico e social durante sua vida. Mais relevante ainda é o papel do docente, que deve preparar-se para levar para sala de aula diálogos e reflexões acerca desta temática. Partindo dessas considerações, o objetivo geral desta pesquisa é conhecer as concepções dos professores em turmas do Ensino Fundamental Anos Finais, em uma escola no município de Governador Mangabeira-BA, acerca das questões da sexualidade no espaço escolar. A metodologia utilizada para realização deste estudo foi de natureza qualitativa, procurando compreender o caráter subjetivo do objeto em questão, usando o método investigativo descritivo. Quanto ao delineamento, foi uma pesquisa de campo, realizado em uma escola de Ensino Fundamental II, no município de Governador Mangabeira- BA. Como instrumento de coleta de dados, aplicaram-se questionários aos professores que lecionam nas turmas dos anos finais. Os resultados mostram que a maioria dos docentes possui uma concepção equivocada sobre sexualidade e necessitam de uma formação específica, seja ela inicial ou continuada, para assim discutir adequadamente essa temática em sala de aula.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.