Abordagem sobre microscopia óptica por meio de jogo interativo, no contexto da pandemia de COVID-19

Jogos educativos para aprendizagem de microscopia

  • Rita Terezinha de Oliveira Carneiro Centro Universitário Maria Milza
  • Beatriz de Oliveira Pedreira Universidade Federal da Bahia
  • João Vitor Bariani Meireles Monteiro Universidade Federal da Bahia
  • Luiz Gustavo Freitas Oliveira
  • Luiz Felipe Monteiro Darzé Universidade Federal da Bahia
  • Rafael Oliveira de Jesus Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: ensino superior, jogos pedagógicos, qualidade da educação

Resumo

O contexto pandêmico promoveu mudanças bruscas na educação, impactando diretamente a integralização entre aulas práticas e teóricas inerentes ao Ensino Superior. A atuação do biotecnologista tem proporcionado melhorias na saúde humana, e a abordagem de Microbiologia é essencial em sua formação. Objetivo deste trabalho foi elaborar um jogo de baixo custo sobre as variações na técnica de microscopia óptica que pudesse ser executado remotamente. Após realização de aulas expositivas para apresentação geral do tema, os graduandos elaboraram questões e montaram um tabuleiro digital utilizando recursos do Powerpoint (Microsoft®). O jogo proposto foi baseado nas regras e instruções do jogo “Cara-a-cara” comercializado pela empresa Estrela®. A execução do jogo ocorreu de forma síncrona pela plataforma Videoconf RNP. A realização desta atividade integrou, ainda que remotamente os pares graduandos-graduandos e graduandos-docente numa atmosfera lúdica e educativa. A participação maciça dos graduandos e a qualidade das questões levantadas por eles durante a execução do jogo sugerem aprendizagem efetiva do conteúdo abordado. Apesar das dificuldades com acesso à internet relatada por alguns dos participantes, a atividade foi exitosa e minimizou impactos negativos relacionados a não realização das aulas práticas de microscopia óptica, devido a suspensão das atividades presenciais na UFBA durante o semestre suplementar.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
28-09-2023
Como Citar
Carneiro, R. T. de O., Pedreira, B. de O. ., Bariani Meireles Monteiro, J. V. ., Freitas Oliveira, L. G. ., Monteiro Darzé, L. F. ., & Oliveira de Jesus, R. (2023). Abordagem sobre microscopia óptica por meio de jogo interativo, no contexto da pandemia de COVID-19 : Jogos educativos para aprendizagem de microscopia. Textura, 17(1), 71-82. https://doi.org/10.22479/texturav17n1p71_82
Seção
Ciências da Saúde e Biomédica