Abordagem sobre microscopia óptica por meio de jogo interativo, no contexto da pandemia de COVID-19
Jogos educativos para aprendizagem de microscopia
Resumo
O contexto pandêmico promoveu mudanças bruscas na educação, impactando diretamente a integralização entre aulas práticas e teóricas inerentes ao Ensino Superior. A atuação do biotecnologista tem proporcionado melhorias na saúde humana, e a abordagem de Microbiologia é essencial em sua formação. Objetivo deste trabalho foi elaborar um jogo de baixo custo sobre as variações na técnica de microscopia óptica que pudesse ser executado remotamente. Após realização de aulas expositivas para apresentação geral do tema, os graduandos elaboraram questões e montaram um tabuleiro digital utilizando recursos do Powerpoint (Microsoft®). O jogo proposto foi baseado nas regras e instruções do jogo “Cara-a-cara” comercializado pela empresa Estrela®. A execução do jogo ocorreu de forma síncrona pela plataforma Videoconf RNP. A realização desta atividade integrou, ainda que remotamente os pares graduandos-graduandos e graduandos-docente numa atmosfera lúdica e educativa. A participação maciça dos graduandos e a qualidade das questões levantadas por eles durante a execução do jogo sugerem aprendizagem efetiva do conteúdo abordado. Apesar das dificuldades com acesso à internet relatada por alguns dos participantes, a atividade foi exitosa e minimizou impactos negativos relacionados a não realização das aulas práticas de microscopia óptica, devido a suspensão das atividades presenciais na UFBA durante o semestre suplementar.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.