Identificação do possível padrão de reconhecimento molecular de compostos com atividade conhecida frente ao SARS-CoV-2 através de estratégias in silico
Resumo
A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2 e é responsável por uma pandemia já ocasionou mais de 4,8 milhões de óbitos. Apesar de já existirem vacinas eficazes no controle à doença, ainda há a necessidade de desenvolver medicamentos específicos contra o SARS-CoV-2. Alguns estudos in vitro apontam moléculas promissoras para o combate ao vírus, no entanto, não esclarecem os padrões de reconhecimento molecular para a modulação da resposta biológica. Assim, o objetivo desse trabalho foi identificar o possível padrão de reconhecimento molecular de inibidores previamente estudados. Os estudos de acoplamento molecular foram realizados com o programa Autodock vina©, sendo escolhidas as moléculas com melhores resultados para a realização da análise das interações intermoleculares. As interações encontradas nesse trabalho para os complexos estudados (M-pro e hexaclorofeno, Pl-pro e osajin, proteína S e oxiclozanida e Nsp15 com a niclosamida) coincidiram com resultados apresentados na literatura e, portanto, os resultados obtidos contribuem para futuros estudos de dinâmica molecular e testes in vivo para o desenvolvimento de abordagens terapêuticas para controle da COVID-19.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.