Análise descritiva da utilização de metodologias ativas no curso de Ciências Contábeis em uma instituição de ensino superior privada de Governador Mangabeira- BA
Resumo
As transformações ocasionadas pela globalização têm impulsionado mudanças em todas as áreas do conhecimento, em especial nas Ciências Sociais, a exemplo das Ciências Contábeis. Faz-se necessário que os processos de ensino-aprendizagem estejam em conformidade com as constantes mudanças do meio econômico e social. Para atender a esta demanda, é preciso que a formação dos profissionais contábeis esteja alinhada às crescentes demandas do mercado de trabalho, o que implica o uso de técnicas inovadoras, capazes de formar contadores e cidadãos críticos e ativos. Neste sentido, surgem as metodologias ativas de ensino, que buscam ressignificar o processo educativo, tornando o estudante protagonista da aprendizagem. O objetivo deste estudo é descrever a utilização de metodologias ativas de ensino no curso de Ciências Contábeis em uma instituição de ensino superior privada da cidade de Governador Mangabeira-BA. Realizou- se uma pesquisa descritiva e qualitativa, utilizando-se de questionários aplicados aos docentes do curso de Ciências Contábeis para coleta de dados. Os resultados demonstraram que 100% dos pesquisados afirmaram terem conhecimento das metodologias ativas de ensino, embora a grande maioria dos professores (52,90%) opte pelas metodologias tradicionais, sendo a aula expositiva a mais empregada. A principal dificuldade encontrada para a utilização desses novos métodos foi a cultura enraizada no âmbito educacional, enquanto a principal vantagem de sua aplicação, como percebida pelos docentes, foi o aumento da atratividade para todos os envolvidos no processo. Por fim, ressalta-se a importância da metodologia ativa de ensino para a formação do profissional contábil na medida que propicia o desenvolvimento de habilidades como autonomia e senso crítico, características imprescindíveis para o exigente mundo dos negócios.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.