FESTAS JUNINAS EM CRUZ DAS ALMAS/BA: SUAS IMPLICAÇÕES URBANAS E O PAPEL DA MUNICIPALIDADE FRENTE ÀS POLÍTICAS DE PLANEJAMENTO
Resumo
As festas juninas se apresentam como uma das mais importantes manifestações culturais do nordeste brasileiro e sua difusão se estabelece no âmbito regional de forma mais notável em algumas cidades, que através de suas peculiaridades, atraem anualmente milhares de pessoas, tanto do entorno da cidade quanto de outras regiões. Esses deslocamentos inter-regionais são motivados na maioria das vezes, por símbolos culturais, religiosos ou não religiosos, além da intenção de festejar o São João do interior. Pretende-se por meio deste trabalho compreender os processos envolvidos, seus desdobramentos e as implicações espaciais dos festejos juninos da cidade de Cruz das Almas-BA, que é conhecida regionalmente pela ampla dimensão festiva sazonal. A fim de possibilitar o entendimento dessas questões, esse trabalho foi desenvolvido através de entrevistas e questionários à população local e representantes políticos e análise do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), além de contar com alguns autores como Corrêa, Castro, Serpa, entre outros, que serviram como aporte teórico-metodológico para o trabalho. É notório que um grande evento festivo demanda de um planejamento adequado, na medida em que grandes espetáculos podem comprometer sazonalmente, a rotina e o equilíbrio do local, e consequentemente toda dinâmica de circularidade da população. Nesse sentido, conclui-se nessa pesquisa que há a necessidade de repensar o planejamento da festa junina da cidade, na medida em que sua ampla dimensão espetacular, demanda de uma infraestrutura mais adequada.
Downloads
Os autores concedem direitos autorais sobre manuscrito aprovado com exclusividade de publicação para Revista Textura em formato eletrônico, incluindo imagens e conteúdo para divulgação do artigo, inclusive nas redes sociais da Revista Textura.