O USO DA OBSERVAÇÃO E DA ENTREVISTA COMO TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS EM PESQUISAS SOBRE CRENÇAS NA ÁREA DA LINGUÍSTICA APLICADA
Palavras-chave:
Linguística Aplicada, Crenças, Ensino e Aprendizagem de Línguas, Observação, EntrevistaResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir as vantagens da observação e da entrevista para a pesquisa sobre crenças relacionadas ao ensino e aprendizagem de línguas. Para tanto, foram realizadas consultas nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foram selecionados trabalhos em forma de dissertações e teses que estivessem incluídos no período compreendido entre os anos de 2010 e 2015. A fundamentação teórica deste trabalho centra-se na perspectiva da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), no arcabouço teórico sobre crenças relacionadas ao ensino e aprendizagem de línguas (ALVAREZ, 2007; BARCELOS, 2001; VIEIRA-ABRAHÃO, 2006) e em trabalhos que tratam de técnicas de coleta de dados (BAUER; GASKELL, 2008; GIL, 1999; MARCONI; LAKATOS, 1999). Os trabalhos analisados mostram uma multiplicidade de instrumentos de coleta, o que se faz necessário para dar conta da dinamicidade do sistema de crenças. Em sua maioria, os estudos sugerem que o uso de várias técnicas amplia o foco de análise do pesquisador, propiciando um panorama mais abrangente do fenômeno analisado. Como resultado, o uso da observação e da entrevista foi considerado de fundamental importância para as pesquisas sobre crenças, visto que só se torna possível relacionar crenças e ações considerando-se também o contexto em que se inserem essas crenças, como sugere a abordagem contextual (BARCELOS, 2001).
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