https://textura.emnuvens.com.br/textura/issue/feedTextura2024-08-02T05:04:46-03:00Vanessa de Oliveira Almeidatextura@famam.com.brOpen Journal Systems<p>A revista Textura (ISSN - on line 2447-9934) tem caráter multidisciplinar e, como tal, objetiva a publicação de trabalhos científicos para contribuir com a difusão do conhecimento no âmbito das Ciências Ambientais, Educação, Saúde, Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo, História e afins. Com publicações semestrais de estudos e pesquisas práticas e/ou teóricas exclusivamente em formato eletrônico, aceitando trabalhos em português, espanhol e inglês. Todos os trabalhos são submetidos à avaliação cega por pares.</p>https://textura.emnuvens.com.br/textura/article/view/582Atuação fisioterapêutica no tratamento do Lúpus Eritematoso Sistêmico: revisão de literatura 2024-08-02T05:04:46-03:00Drielle Machado Mouradrielle@gmail.comRenan Luiz Albuquerque Vieirarenan.albuquerque@hotmail.comLusicleide Galindo da Silva Moraeslusicleidegalindo@gmail.comArihelli Rezende Barretorezendearihelyy@gmail.comGilmara Alvarenga Fachardo Oliveiragfachardo@yahoo.com.brHanilton Ribeiro de Souzahansouza@hotmail.comVanessa Oliveira de Almeidavoagro@gmail.com<p>Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica, multissistêmica, de etiologia desconhecida e caráter autoimune, que provoca danos teciduais. O tratamento do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é desafiador devido à sua natureza multifacetada, e a fisioterapia emerge como uma importante ferramenta complementar. Diante do exposto, teve-se como objetivo geral analisar por meio de revisão de literatura os benefícios da fisioterapia no tratamento do LES. E objetivos específicos: Analisar a fisioterapia respiratória em pacientes portadores LES, descrever a fisioterapia no alívio da dor e destacar a atuação do (a) fisioterapeuta na melhoria da qualidade de vida dos pacientes com LES. A pesquisa baseia-se em revisão bibliográficas realizada nas bases de dados indexadas da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Google Acadêmico, Scielo e PubMed. Com recorte temporal entre 2010 a 2020. Os descritores utilizados nas buscas foram: LES, doença reumática, tratamento fisioterapêutico. A partir da análise dos 11 artigos científicos utilizados para compor esta revisão, pôde-se notar que a abordagem fisioterapêutica consiste em uma intervenção ouro para o tratamento do LES, promovendo melhorias na qualidade de vida dos pacientes. Desta forma pode-se concluir que, por meio de intervenções fisioterapêuticas é possível alcançar melhora significativa no tratamento do LES.</p>2024-08-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Texturahttps://textura.emnuvens.com.br/textura/article/view/575Metodologias ativas: uma possibilidade de inovação para o ensino superior2024-06-28T04:51:17-03:00Thamires Soares Ricardo Jesusthamires.s.r.jesus@gmail.comRenan Luiz Albuquerque Vieirarenan.albuquerque@hotmail.comTércio Jorge Nascimento Paixãotercio1004@gmail.comHanilton Ribeiro de Souzahansouza@hotmail.comVanessa de Oliveira Almeidavoagro@gmail.com<p>As metodologias ativas (MA), como <em>Peer Instruction</em>, <em>Design thinking</em>, seminários e discussões, <em>Storytelling</em>, Ensino híbrido/<em>blended learning</em>, Sala de aula invertida, <em>Brainwriting/Brainston, </em>Aprendizagem baseada em projetos e problemas, Arco de Maguerez e Gamificação, têm se tornado cada vez mais relevantes no contexto educacional. Com a necessidade de formar estudantes mais participativos, autônomos e criativos, essas abordagens pedagógicas têm se mostrado extremamente eficazes na promoção de uma aprendizagem mais significativa e engajadora. Objetivou-se elucidar a importância das MA no processo de ensino-aprendizado. Para isto, utilizou-se artigos publicados nos últimos três anos (2020-2023). Foi realizada uma busca sistemática bibliográfica qualitativa e descritiva utilizando descritores (em inglês e português), e selecionados artigos que abordavam a temática do presente estudo publicados nos últimos três anos. O presente trabalho visa abordar através de uma revisão de literatura os principais métodos de MA, utilizando como base de dados o <em>Google acadêmico </em>para a busca de material bibliográfico na área como foco para o estudo. Notou-se que, o uso de MA é fundamental para a formação de cidadãos críticos, criativos e capacitados para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. Portanto, é essencial que educadores e instituições de ensino adotem e incorporem as MA em suas práticas.</p>2024-05-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Texturahttps://textura.emnuvens.com.br/textura/article/view/576Educação profissional como ferramenta para a valorização do jovem no espaço rural2024-06-28T04:51:00-03:00Vinícius de Jesus Ferreiraviniciusdejesus13@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho apresenta um relato de experiências das ações realizadas referentes à educação profissional para os jovens rurais, desenvolvidas na Associação de Desenvolvimento Rural de Meio de Campo (ADRMC), localizada na zona rural do município de Governador Mangabeira, no recôncavo da Bahia. Para responder o objetivo proposto, foram realizados levantamento de dados, através de entrevistas, reuniões e diálogos com um grupo de jovens, o que permitiu identificar a necessidade de fortalecimento da escolaridade dos jovens da comunidade através de ofertas de cursos profissionalizantes em diversas áreas. As atividades realizadas apontaram que os cursos ofertados na comunidade além de contribuir com a valorização dos/as jovens, são fatores que contribuem para a autonomia financeira daqueles jovens que exercem profissionalmente na prática as atividades dos cursos realizados. </span></p>2024-06-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Textura